domingo, 31 de outubro de 2010

MÚSICA DA ALMA

Efésios 5:19
[...] falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao senhor com hinos e cânticos espirituais.
Em seu Livro Musicofilia: Contos Sobre a Música e o Cérebro, Oliver Sackes dedica um capitulo ao papel terapêutico da música para pacientes portadores de Alzheimer. Ele descreve a observação de indivíduos com demência avançada que reagiram as músicas que trouxeram de volta lembranças que lhes parecia, perdidas:
"Os rostos se tornam expressivos quando a velha canção é reconhecida e sentem a seu poder emocional. Uma ou duas pessoas,talvez, começam a entoar a canção, outros se juntam a elas e de repente o grupo inteiro - antes muitos deles estavam virtualmente sem fala, mas agora cantam juntos, dentro de suas capacidades."
 Vejo isto acontecer nos cultos matutinos de domingo numa clínica para pacientes com Alzheimer.
Talvez você já  tenha vivenciado isso com algum ente querido, cuja mente está nebulosa, e uma canção evoca uma consciência vinda do profundo do ser.
 Paulo incentivou os cristão de Éfeso [...] enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração só Senhor com hinos e cânticos espirituais(Efésio 5:18-19). Canção que glorificam a Deus podem atingir o patamar mais profundo onde o significado jamais se apaga. Mas do que palavras, harmonia ou pensamentos conscientes, esse tipo de música é bom para a alma e para o coração. - DCM
 É inevitável louvar a Deus quando o coração está em sintonia com Deus.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

IMPURO? FICA LIMPO!

Marcos 1:41
Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!
À medida que leio Marcos 1:40-45, imagino a seguinte cena: Eles viram aquele homem correndo pelo caminho em direção a jesus. O homem abanava seus braços, para que se afastassem dele.
Eles o reconheceram pelo lenço colorido que cobria seu nariz e boca. Suas vestes eram velhas e rasgadas e sua pele descascada. Ele era um leproso - impuro!
  A multidão ao redor de Jesus espalhou-se quando o leproso se aproximou deles. Todos tinham medo de serem tocados por ele porque se tornariam impuros. os leprosos eram excluídos da vida religiosa da comunidade, isolados da sociedade e forçados a lamentar sua própria morte, rasgando suas roupas.
  Mas este leproso jogou-se aos pés de Jesus, e em desespero e fé clamou a Ele para que o restaurasse: "Se quiseres, podes purificar-me" Movido pela compaixão, Jesus tocou o homem e disse: Quero, fica limpo" Jesus curou o homem de sua lepra e disse-lhe  que se mostrasse ao sacerdote no templo.
  Jesus tem poder para purificar, perdoar e restaurar aquele que estão sem esperança e ajuda, presos em seus pecados e sem nenhuma saída. Conforme que Jesus lhe dirá: Quero, fica limpo! MLV

terça-feira, 19 de outubro de 2010

EM TODOS OS MOMENTOS

Mateus 28:20
  E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

  Quando Jesus enviou Seus discípulos, deu-lhes esta promessa: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mt 28:20). Literalmente, as palavras todos os dias significam "sempre", conforme os estudiosos da língua grega Jamieson, Fausset e Brown.
   Jesus não disse simplesmente "sempre", mas "todos os dias." Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstancias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no transcurso de nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol.
   Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor.
   Ao nos envolver com silenciosa tranquilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação e circustância porque sabemos que o Senhor Jesus está nos carregando em seus braços, assim como Paulo em atos 18:10:" Porquanto eu estou contigo."
   Experimente a presença de Deus, parando em meio ao seu dia atarefado e diga para si mesmo: " O Senhor está aqui." E ore para que você possa ver aquele que é invisível - e vê em todo lugar. - DHR
Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. - Isaías 55:6

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ENSINE BEM SEUS FILHOS

Deuteronômio 11:19
Ensinais-as a vossos filhos, falando falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.

Quando  um adulto quer transmitir informações importantes à criança, muitas vezes é melhor contar com o apoio de uma história, pois esta é melhor compreendida e apreciada. É especialmente importante contar para as crianças as historias da Palavra de Deus, porque as verdades duradouras da Bíblia podem moldar o caráter e mostrar as consequências das atitudes (1Cor 10:11). Sementinhas de fé podem ser cultivadas em solo fértil e ajudar as crianças a ver como Deus trabalhou na vida de Seus seguidores através da história. As histórias bíblicas também revelam como Deus está intimamente envolvido em nossas vidas.
  O que vimos Deus fazer por nós e o que Ele faz pelo Seu povo através da história deve ser transmitido à próxima geração (Deuteronômio 11:1-21).
  O futuro dela depende disso. Ensine bem suas crianças. - CHK

 O caráter das suas crianças no amanhã, depende do que você colocar em seus corações hoje.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NUNCA TÃO IDOSO

Génesis 18:14
Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil?

As mulheres do Lar de Idosos eram senhoras aposentadas que já tinham cuidado de suas famílias e carreiras.Já não podiam morar sós e por isso vieram morar no lar como "ultima parada antes do céu". Elas desfrutavam da companhia uma das outras, mas muitas vezes lutavam com sentimentos de inutilidade.Por vezes, questionavam porque Deus era tão lento em levá-las para o céu.
   Uma da mulheres, pianista por muitos anos, frequentemente tocava alguns hinos no piano do Lar. Outras mulheres se juntavam a ela cantavam e louvavam a Deus com suas vozes.
   Certo dia, um auditor do governo fazia uma inspecção de rotina durante um dos momentos de adoração espontânea daquelas senhoras, quando as ouviu cantar:"O que você fará com Jesus?" o Espírito de Deus tocou o seu coração. Ele lembrava-se deste hino dos tempos de sua infância, e reconhecer que preferia deixar Jesus para trás. Naquele dia, Deus falou com ele e lhe deu uma nova chance para responder aquela pergunta de forma diferente. E ele respondeu.

  Como aquelas mulheres do Lar de Idosos, Sara pensou que era avançada em idade para ser usada por Deus (Ge.18:11). Mas Deus lhe deu um filho na velhice, e este foi um ancestral de Jesus (Génesis 211-3)            Mt 1:2-17.Como Sara e as mulheres daquele Lar, nós nunca somos tão idosos para que Deus nos possa usar.
                            Deus pode usá-lo em qualquer idade  se você consentir.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O AMOR DE DEUS E O NOSSO

Romanos 5:8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós,sendo nós ainda pecadores.
  Agora Franklin Graham esta arrependido, mas na sua juventude ele foi rebelde. Certo dia voltou à casa de seu pai acelerando sua moto Harley Davidson para pedir-lhe dinheiro.Com suas roupas de couro, sujo  e barbudo,  entrou abruptamente na sala de visitas e interrompeu uma reunião da junto diretiva de Billy Graham.

Sem hesitação, o pai reconheceu Franklin como seu filho. Então o apresentou com orgulho a cada membro da junta. Billy não se desculpou pelo filho, nem demonstrou nenhuma vergonha ou culpa. Mais tarde Franklin escreveu em sua biografia, Rebel with a cause(Rebelde com uma causa), que nunca mais esquecera o amor e respeito que seu pai demonstrou naquele dia, mesmo durante seus anos de rebeldia.
  Nossos filhos não precisam merecer nosso amor. Reter o amor em função de nossos motivos egoístas nos faz seguir o inimigo, e não a Deus. O amor de Deus por nós é imerecido.
 Não fizemos nada para merecê-lo; nada de bom em nós é digno deste amor."Mas  Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nos sendo nós ainda pecadores. em todos os nossos relacionamentos, especialmente com nossos filhos, devemos mostrar o mesmo tipo de amor, de forma genuína.
  Somos desafiados a tratar nossos filhos e todas as pessoas com amor e respeito. Se assim o fizermos lembraremos o que éramos quando Cristo morreu por nós. - DCE

O amor de Deus transforma filhos pródigos em santos preciosos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PREPARAI O CAMINHO


ISAÍAS 40:3
Preparai o caminho do Senhor: endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Dwight D. Eisenhower ficou conhecido por sua corajosa liderança na Segunda Guerra Mundial. Sua capacidade de lutar guarnecia as tropas com motivos para reivindicar a Europa. Logo após retornar como herói aos Estados Unidos da América, ele foi eleito presidente.
Enquanto ele esteve na Europa, Eisenhower vivenciou o perigo e a dificuldade em dirigir por estrada sinuosas.
Portanto, para fins de segurança nacional, ele estabeleceu uma rede viária que se tornou sistema de autoestradas interestaduais da nação. Montanhas se transformaram em túneis e os vales foram unidos por pontes gigantescas.  Na antiguidade, Reis conquistadores ganharam acesso a territórios recémadquiridos através de autoestradas construídas para suas tropas.
 Isaías pensou nisto quando declarou: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus(Isaías 40:3). E João Batista chamou as pessoas ao arrependimento para "preparar o caminho" em seus corações para a chegada do Rei Jesus.
Qual a preparação que precisa ser feita para permitir o livre acesso de Jesus ao seu próprio coração?
Existem lugares de amargura que precisam de uma escavadora para cavar o perdão?
Existem vales de reclamação que necessitam ser preenchidos com o contentamento?
 Nós não podemos negligenciar esta engenharia espiritual. Vamos preparar o caminho para o Rei. - JMS

            O arrependimento limpa o caminho para o nosso relacionamento com o Rei

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PERDÃO PELAS LÁGRIMAS

João 11:33
(Jesus) agitou-se no espírito e comoveu-se.
Minha amiga estava passando por uma grande mudança em sua vida ela estava deixando o seu emprego de 50 anos por um novo empreendimento. Ela chorou ao se despedir, e dizia:" Perdão pelas lágrimas."
   Por que, às vezes, sentimos necessidades de nos desculpar por chorar? Talvez vejamos as lágrimas como uma demonstração de fraqueza de caráter ou vulnerabilidade que não apreciamos. Talvez estejamos desconfortáveis ou achamos que as nossas lágrimas causem desconfortos aos outros.

   entretanto, nossas emoções foram dadas pelo Senhor.Elas são uma das nossas caracteristicas por termos sido criados à imagem e semelhaça de Deus (Génesis 1:27).ele sofre. Em  Gênisis 6:6-7.Ele estava triste e zangado com o pecado de Seu povo e a separação que isso causava entre eles. Jesus, o Deus encarnado - uniu-se a suas amigas Marta e Maria no sofrimento pela perda de seu irmão Lázaro.(João 11:28-44).
 "(Jesus) agitou-se no espírito e comoveu-se(v33). Ele "chorou"(v.35). "Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo"(v.38). Duvido que Ele tenha se desculpado pelas lágrimas que verteu.
   Ao chegarmos ao céu, não haverá mais pranto, separação ou dor, e Deus enxugara dos nossos olhos toda lágrima(Apocalipse21:4). Enquanto isso, as lágrimas podem irromper. Desculpas não são necessárias.-AMC

Se você duvida do cuidado de Jesus, lembre-se de sua lágrimas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COMPREENSÃO MÚTUA

Provérbios 20:5
Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.
   Uma da melhores formas de um homem amar sua esposa é compreendê-la. Pedro explica que para o marido esta atitude é um dever" vivei tendo consideração para com a vossa mulher" (1 Pedro 3:7).
   Este princípio se aplica aos dois. os maridos também querem ser compreendidos. Na verdade todos nós queremos. todos nós casados ou não, anelamos pela compreensão alheia no patamar mais profundo possível. Nós nascemos com essa necessidade e parece que jamais a superamos.
   É um pretexto  muito frágil dizer que não podemos compreender uns aos outros. podemos e devemos. No entanto, estas atitudes exigem tempo - tempo na companhia do outro; perguntando e ouvindo atentamente, e depois prosseguindo na conversa. É assim tão simples e tão difícil. É  claro que ninguém pode sondar completamente os mistérios do coração alheio, mas podemos aprender algo novo, todos os dias.
O homem sábio que escreveu o livro de Provérbios chamou o entendimento de "fonte de vida"(16:22), uma profunda fonte de sabedoria para aqueles que o buscam.
   Repito, a compreensão exige tempo - um dos presentes mais preciosos que podemos dar aos outros. A maneira que escolhemos para investir o nosso tempo é o indicador mais precioso sobre o quanto nos importamos com aqueles que amamos.
  Peça ao Senhor que hoje lhe dê a graça de dedicar um momento para compreender as pessoas importantes em sua vida. - DHR

                            Ouvir é uma porta aberta para a compreensão.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AS ALEGRIAS DO CÉU

1´Coríntios 2:9
Nem olhos viram nem ouvidos ouviram(...) o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Qual será uma das supremas alegrias do céu?
Joni Eareckson Toda é tetraplégica há mais de 40 anos. Ela tornou-se deficiente física na adolecência devido à um acidente de mergulho. Você até poderia imaginar que seu maior desejo seria poder andar, ou mesmo correr livre do confinamento da sua cadeira de rodas.
  No entanto, Joni nos diz que seu maior desejo é oferecer um "louvor que seja puro". Ela explica: " Eu não serei aleijada por distrações ou incapacidade pela falta de sinceridade. Eu não serei deficiente por causa de um coração pesado e insatisfeito. Meu coração se unirá ao teu e transbordará com borbulhante e efervescente adoração. Finalmente, poderemos desfrutar da comunhão completa com o Pai e com o Filho. para mim, esta será a melhor parte do céu."
 Como essas palavras falam ao meu coração dividido e fascina o meu espírito carente de visão! Que bênção oferecer um "louvor que seja puro", sem devaneios, sem pedidos egoístas, sem a incapacidade de elevar-me acima do meu idioma terreno!
  No céu,"nunca mais haverá qualquer maldição. Nele, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão"(Apocalipse 22:3). Que a perspectiva do céu nos capacite a experimentar aqui e agora mesmo o gozo celestial dessa adoração que glorifica a Deus. - vcg
   Que grande alegria será ver JESUS no céu.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A MELHOR BORRACHA

ISAÍAS 44:22
Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem.
o que é a memoria? O que e esta faculdade que nos capacita recordar antigos sentimentos, cenas, sons e experiências? Como os acontecimentos são gravados, arquivados e preservados em nosso cérebro para serem trazidos de volta repetidas vezes? Ainda há muito mistério.
   O que verdadeiramente sabemos é que recordações podem ser bênçãos cheias de conforto, segurança e alegria. A velhice pode ser feliz e prazerosa se guardarmos recordações de pureza, fé,comunhão e amor.
  Se um santo olha para trás para uma vida de serviço cristão e lembra da fidelidade daquele que prometeu: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Heb 13:5), os anos tardios podem ser os mais doces da vida desta pessoa. Mas as recordações podem ser também uma maldição e um tormento. Muitas pessoas á medida que se aproxima do fim da vida, dariam tudo o que possuem para apagarem de suas mentes os pecados passados que ainda os torturam. O que alguém perseguido por tais lembranças pode fazer? Apenas uma coisa. Pode levá-las àquele que é capaz de perdoar e apagá-las para sempre. Ele é aquele que declarou: "Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre"(Heb 10:17).
   Pode ser que você não consiga esquecer se passado. Mas o Senhor Jesus  se oferece para desfazer tuas transgressões como a névoa (Isaías 44:22) - mrd
A borracha que melhor apaga é a confissão sincera a DEUS. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENCONTRANDO NOSSO CHAMADO

EFÉSIO 4:1
ROGO-VOS, POIS, EU, O PRISIONEIRO NO SENHOR QUE ANDEIS DE MODO DIGNO DA VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS.
 Quando procuramos seguir a Cristo, uma das lutas continuas é tentar saber para que fomos chamados. Embora muitas vezes pensamos em termos de profissão e local, talvez a questão de maior importância seja a do carácter: o ser que reforça a fazer." Senhor, quem Tu queres que eu seja?
Em Efésio 4 Paulo escreveu: " Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados"(v.1). Ele prosseguiu e acrescentou três fatos: seja humilde, seja manso, seja paciente(longânimo), " suportando-vos uns aos outros em amor"(v.2). Paulo escreveu estas palavras na prisão,
 um lugar difícil onde continuou a vivenciar seu chamado vindo de Deus.
   Oswald Chambers disse: "Consagração não é ceder ao chamado para viver por Deus, mas, afastar de outros chamados, e a renúncia do nosso eu, para Deus, deixando que Sua providência nos coloque onde Ele quer: em negócios ou advocacia, ou ciência; em fabricas, em política ou em algum trabalho enfadonho.
Nós devemos trabalhar conforme as leis e valores do Reino de Deus.
  Quando somos pessoas corretas diante de Deus, podemos fazer qualquer tarefa que Ele nos dê e onde quer que nos coloque. E ao fazê-lo, descobrimos e confirmamos o Seu chamado. - DCM
O mais importante não é o que você faz mas quem você é.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CABRAS SERVEM JESUS

1 JOÃO 3:17
Ora, aquele que possuir recursos(...), e vir a seu irmão padecer(...), e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 
  Quando o casal Muller sentiu que Deus os chamava para trabalharem como missionários, no Sudão, tudo o que sabiam é que ajudariam a construir um hospital naquele pais dstruido pela guerra. Como poderiam saber com antecedência que as cabras fariam parte de seu futuro?
   Quando ela  começou a trabalhar com as mulheres, descobriu que muitas eram viúvas por causa da devastadora guerra civil e não podiam se sustentar. surgiu-lhe então uma ideia. Se pudesse dar apenas uma cabra prenha para cada mulher, essa pessoa teria leite e consequentemente uma fonte de renda. Para dar continuidade ao programa, a mulher lhe devolveria um filhote recém-nascido mas todos os outros produtos provenientes da cabra seriam  usados para sustentar a sua família. O cabrito, em algum momento,seria doado a outra família. Este presente seria dado por amor a JESUS e mudaria a vida de muitas mulheres sudanesas - e abriria as portas para que a missionaria compartilhasse as boas-novas do evangelho.
  E para você, o que seria o equivalente àquelas cabras? O que você poderia dar ao seu próximo, ao seu amigo ou até mesmo para um desconhecido?É uma carona? Oferecer-se para ajudá-lo na jardinagem? 
Uma oferta de recursos materiais?
  Como seguidor de Cristo, temos a responsabilidade de cuidar das necessidades alheias.(1João 3:17). bih=557atos de amor revelam que Jesus habita em nossos corações, e dar aos necessitados, pode nos ajudar a falar de Jesus a outras pessoas. - JDB
Deus nos dá tudo que precisamos, então façamos o mesmo com os outros em suas necessidades.

domingo, 3 de outubro de 2010

DISTORÇÃO

1CORINTIOS 2:5
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
Cartógrafos (que desenham mapas) enfrentam o problema da distorção quando apresentam o formato arredondado da terra na superfície plana de um mapa. Como não há uma maneira perfeita para solucionar este item, alguns mapas-mundi retratam a Groenlândia maior que a Austrália
  Os cristão também precisam lidar com o problema da distorção. quando tentamos compreender o reino espiritual dentro das limitações do mundo físico, podemos exagerar em pequenos detalhes e minimizar questões importantes.
  O Novo Testamaneto menciona com frequência as distorções que surgem quando as ideias de mestres populares se tornam mais importantes para nós do que aquilo que Deus diz. O apóstolo Paulo afirmou que o propósito de Deus é "(...) amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia"
(1Timoteo 1:5). O ensino sadio e confiavél não distorce a Palavra de Deus nem divide a igreja ao contraio - une os cristãos e edifica o corpo de Cristo para cuidarmos uns dos outros e fazermos a obra de Deus no mundo (1Co 12:25).
  Todas as Tentativas humanas para explicar Deus são inadequadas, e podem distorcer nossas prioridades, confundir nossas mentes e limitar nossa compreensão da vida espiritual.
  Para evitar a distorção da verdade divina, temos que confiar no poder de Deus em vez de confiarmos na sabedoria humana.
   Para detectar um erro, exponha-o à luz da verdade de Deus.
 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EXPECTATIVA

Mateus 7:11
Ora, se vós sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Com as mãos cheias de cereais matinais,tentei espiar sorrateiramente alguns peixes no aquário do jardim.
Talvez tenha sido a minha sombra na água ... ou quem sabe não fui tão sorrateiro quanto pensei. Enquanto me aproximava da grade, 15 enormes peixes dourados correram em minha direção abrindo e fechando suas bocas freneticamente, na ávida expectativa de receber o alimento desejado.
  Por que os peixes agitaram tão furiosamente as suas nadadeiras? Porque a minha simples presença acionou uma respostas condicionada aos seus minúsculos cérebros de peixe, informando-os que eu tinha algo especial para lhes dar.
Oh! Se reagíssemos sempre assim com relação a Deus, e ao Seu desejo de nos dar boas dádivas -  uma reação alicerçada em nossa experiência anterior em Deus, que flui de um profundo conhecimento do Seu carácter.
O missionário William Carey declarou: Espere grandes coisas de Deus.Empreenda grandes coisas para Deus.
O Senhor deseja nos capacitar perfeitamente para aquilo que Ele deseja que façamos, e nos convida a "nos achegar confiadamente" para encontrarmos graça e misericórdia em ocasião oportuna.(Hebreus 4:16).
Quando nós, como filhos de Deus, vivemos pela fé, podemos ter grande expectativa e a confiança tranquila de que Deus nos dará exatamente o que precisamos, no momento adequado (Mt 7:8-11).
    A oração sem expectativas é como a descrença disfarçada.