quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MANDAMENTOS

 1 João 4:3
Nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos  seus mandamentos. e os seus mandamentos não são pesados.
   O texto de hoje traz os famosos 10 Mandamentos de Deus. Eles constam também em Dt 5:5-21. Além disso, transparecem em Lv. 19, junto com outras leis para o povo de Israel. contudo, o que importa mesmos é seu conteúdo sempre igual, e a clara afirmação de que seu autor é ninguém menos que o próprio Deus.
   O que são "Mandamentos"? São instruções de procedimento dados com autoridade - por alguém que manda para alguém que deve obedecer. Todo mandamento se destina a beneficiar alguém. Em nossa sociedade humana, muitas vezes esse benefício é do próprio autor, que lança mão do seu poder para obrigar os outros a atender aos seus propósitos. Nem sempre isso é mau: qualquer "ordem de serviço" numa empresa é assim, e é boa e necessária. Entretanto, não é o que se dá com aquilo que Deus ordena. Ele não precisa ser beneficiado por nós. Note que o versículo em destaque estabelece uma ligação entre a nossa obediência aos mandamentos de Deus e o amor a Ele. Não faz sentido esforçar-se para obedecer suas leis por medo de alguma punição ou por algum senso de dever. O apóstolo João, que escreveu o versículo acima, diz na mesma carta que "nós amamos {a Deus} porque Ele nos amou primeiro"(1 Jo 4:19).
   Portanto, Deus deu seus mandamentos para nos proporcionar condições de uma boa  e feliz - os beneficiários somos nós! É por isso que o autor do Salmo 19 diz que "as ordenanças[ = mandamentos] do Senhor são ... mais desejáveis do que o ouro... são mais doces do que o mel, e Jesus completa,explicando que todos esses mandamentos podem ser resumidos em dois: amar a Deus sobre tudo e o próximo como a si mesmo(Mt 22:37_40).
   Experimente ler e praticar esses mandamentos vendo neles uma expressão do amor de Deus e observando o efeito benéfico que terão sobre sua vida - garanto que será uma tremenda revelação para você! - RK

             Faça um favor a você mesmo - obedeça a Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário