quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O LUGAR SEM RETORNO

Deuteronômio 11:12
 [....] os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre [ a terra] continuamente,desde o princípio até ao fim do ano.

      Na véspera do Ano Novo, mais do que qualquer outra ocasião em nossas vidas, percebemos que não podemos voltar no tempo... Podemos olhar para trás e relembrar, mas não podemos voltar a viver um único momento sequer do ano que passou.
   Então lembramos à ocasião em que os israelitas estavam às margens de uma nova oportunidade. Após quatro décadas vagando pelo deserto, essa nova geração deve ter-se perguntado se eles tinham fé e resistência para possuir a Terra prometida.
   Seu líder, Moisés, lembrou-lhes de que eles tinham visto "todas as grandes obras que fez o Senhor"(Deuteronômio 11:7) e que destino era "a terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano"(v.12).
   Na véspera de Ano Novo pode ser que temamos o futuro por causa de acontecimentos do passado, mas não precisamos ficar atados às nossas memórias, porque podemos prosseguir em frente concentrados em DEUS. Do mesmo modo como o Senhor cuidou da terra e do Seu povo, assim também Seus olhos estão sobre nós.
   O contínuo cuidado de Deus se estenderá a cada dia do novo ano. Podemos contar com essa promessa.-

           O nosso futuro é determinado pelo Pai da eternidade
 

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O LUGAR DE DEUS

Lucas 2:7
[Maria}deu à luz o seu filho primogénito.[...] e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.
   No final da década de 1920,Grace Ditmanson, ainda menina, viajava frequentemente com seus pais missionários pelo interior da China.Mas tarde, ela escreveu sobre as viagens e os lugares cheios de gente onde ficavam para dormir - estalagens de vilarejos cheios com pessoas tossindo, espirrando, e fumando, enquanto os bebés choravam as crianças reclamavam. A sua família colocava seus colchonetes em cima de cavalete cobertos com tábuas, em um quarto grande com outras pessoas.
   Certo noite de neve, ao chegarem a uma hospedaria, ela estava completamente cheia. O hospedeiro expressou seu pesar, fez uma pausa e disse: "Sigam-me".Ele os guiou para um quarto ao lado usado para guardar palha e equipamentos agrícolas. Ali dormiram, em um lugar tranquilo,só para eles.
  Desde então, quando Grace lia que Maria"deu a luz ao seu filho primogénito,enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria"(Lucas2:7),ela via esse acontecimento de maneira diferente. Alguns descreviam o hospedeiro como um exemplo da humanidade pecadora e insensível que rejeita o Salvador, mas Grace dizia:"Eu creio que o Deus Todo Poderoso usou o hospedeiro como alguém para prover um lugar mais saudável que a hospedaria cheia um lugar de privacidade."
  Através dos olhos da fé, vemos como Deus atendeu as necessidades de Maria.
  Descubra as maneiras como Ele provê para você. - DCM
   Aqueles que deixam Deus prover para si, ficarão satisfeitos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SOMENTE DEUS

1Coríntios  3:9
Porque de Deus somos cooperadores.
   O neozelandês Edmundo Hillary e seu guia tibetano Tenzing tornaram-se as primeiras pessoas que alcançam o pico do monte Everest, a mais alta montanha do mundo em 29 de maio de 1953.Como Tenzing não sabia usar a câmara fotográfica, Edmundo tirou uma foto de Tenzing como prova de que haviam chegado ao topo.
   Os jornalistas, mais tarde, perguntaram repetidas vezes quem havia alcançado o cume primeiro. O líder da expedição João Hunt, respondeu, "Eles o alcançaram juntos, como um time."Eles estavam unidos por um alvo comum, e nenhum estava preocupado com quem receberia o maior crédito.
  É contraproducente tentar determinar quem merece o maior credito quando alguma coisa é bem feita. A igreja em corinto estava dividida em duas facções -os seguidores de paulo, e os seguidores de apolo.O apóstolo Paulo lhes disse:"Eu plantei, Apolo regou... nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega"(1 coríntios 3:6,7). Ele lhes lembrou que eram "cooperadores[de DEUS]"(v.9),e que, no ministério é Deus quem dá o crescimento(v.7)
  Nossa preocupação sobre quem merece o crédito serve somente para tirar a honra e a glória que pertencem somente ao Senhor Jesus. CPH
                   Jesus deve crescer; eu devo diminuir.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TEMPO DE PLANTAR

Gálatas 6:7
Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.  


Em algum lugar do mundo, neste momento, um fazendeiro está deixando cair sementes no solo. Em breve tais sementes começarão a transformar o lugar onde foram plantadas. O solo cuidadosamente preparado,que hoje parece árido será um campo pronto para a colheita.
Da mesma maneira, as resoluções do Ano Novo podem ser sementes que vão alterar a paisagem da vida, para outros e para nós. Esta oração de Francisco de Assis é um poderoso exemplo deste desejo por mudanças positivas para um mundo em sofrimento.
   Senhor fazei de mim um instrumento da vossa paz. Onde há ódio, que eu leve o amor. Onde há ofensa, que eu leve o perdão. Onde há dúvida que eu leve a fé.Onde há desespero, que eu leve a esperança. Onde há tristeza, que eu leve a alegria. Onde há trevas, que eu leve a luz.
Um fazendeiro que semeia o trigo nunca se surpreende ao ver o trigo crescer no solo em que foi plantado. Esta é a lei universal da semeadura e da colheita. Paulo usou-a para ilustrar um valor espiritual correspondente: Não vos enganeis: de Deus não se zomba: pois aquilo que o homem semear,isso também ceifará.(Gálatas 6:7). Nossa natureza pecaminosa diz:"Satisfaze a ti mesmo", enquanto que o Espírito Santo nos impulsiona a agradar a Deus(V.8).
Hoje é tempo de plantar.Deus prometeu:[...] a seu tempo ceifaremos, se não desfalecemos.(v.9) - DCM
                                Semeie hoje o que quer colher amanhã.

domingo, 19 de dezembro de 2010

TEMPO PARA REAJUSTE

 Levítico 25:4
Porém, no sétimo ano haverá sábado de descanso solene para a terra.[...]
A terra leva 365 dias e um quarto em sua órbita solar. Por esse motivo soma-se um dia extra ao calendário a cada 4 anos, de maneira a não ficarmos para trás no ciclo natural das coisas.Somamos um dia ao final de Fevereiro é cada ano bissexto.Assim, o calendário é reajustado ao horário astronómico.
  Deus estabeleceu um modo extraordinário da antiga Israel. Da mesma forma, ordenou à humanidade que descansasse a cada sete dias(Êxodo 20:8-10), deviam deixar a terra descansar durante o sétimo  ano (Levítico 25:4). O ano sabático permitia a recuperação das terras já cultivadas tornando-as mais férteis. Além disso, cancelavam-se as dívidas(Deuteronômio 15:1-11) e os escravos hebreus recebiam a liberdade(vv.12-18)
Com todos os compromissos que temos e com o nosso ritmo da vida desenfreado, também precisamos de reajustes. As exigências de trabalho, família e igreja podem necessitar uma reavaliação.Uma maneira de praticarmos isso é observarmos o  principio do sábado - reservar um tempo para descanso e para priorizar nosso tempo em atitude de oração. Jesus, por exemplo, foi " para um lugar deserto, e ali orava"Marcos 1:35.
Quando vocês se afastará de suas atividades e pedirá a Deus em oração para reajustar seu calendário espiritual à Sua Palavra e vontade? ´E tempo de reajustes? - HDF

                 Para aproveitar seu tempo ao máximo reserve tempo para orar   

sábado, 18 de dezembro de 2010

MUNDO MARAVILHOSO

Salmo 119:89
Para sempre,ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu.
  
  A descoberta dos pergaminhos do Mar Morto em 1947 é considerada a maior descoberta arqueológica do século 20. os antigos manuscritos escondidos nas cavernas próximas de Qunran são as mais antigas cópias dos principais livros do Velho Testamento. Em 2007, o Museu de Histórias natural de San Diego, EUA, patrocinou  uma exposição contendo 24 destes manuscritos. Repetiu-se com frequência que o texto da Bíblia em hebraico(o Velho Testamento cristão) permaneceu virtualmente inalterado pelos últimos dois mil anos.
   Os seguidores de Cristo que crêem que a Bíblia é a eterna e imutável Palavra de Deus vêem nessa espantosa
preservação mais do que uma coincidência. O Salmista escreveu: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. A tua fidelidade estende-se de geração em geração"(Salmo 119:89_90) JESUS disse: as minhas palavras não passarão(MT 24:35)
  A Bíblia é mais que uma relíquia histórica. Ela é a viva e poderoso Palavra de Deus(Hebreus 4:12), na qual encontramos o Senhor e descobrimos como honrá-lo e viver para Ele."Nunca me esquecerei dos teus preceitos," o salmista concluiu, "visto que por eles me tens dado vida"(Salmo 119:93).
  Que privilégio nós temos em buscar a Deus em Sua extraordinária Palavra a cada dia! - DCM
  Conhecer Cristo, a Palavra Viva, é amar a Bíblia, a Palavra escrita. 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O MELHOR DOS DONS

2 Coríntios 9:15
Graças a Deus pelo seu dom inefável.
Está difícil escolher o presente ideal para alguém?  Um amigo me deu algumas sugestões:
   O presente do ouvir. Sem interrupção, sem planejamento ou reação. Escutar, somente.
   O presente do afeto. Ser generoso ao expressar o carinho adequado, e encorajar.
   O presente do riso. Compartilhar brincadeiras e histórias engraçadas. Seu presente dirá:"Adoro rir com você."
   O presente de um bilhete. Expressar sua apreciação ou afeto em algumas linhas escritas à mão.
   O presente de um elogio. Dizer sinceramente:" Você está tão bem, hoje" ou "Você é especial" com certeza trará um sorriso.
    No entanto, está chegando o Natal e Dezembro é um mês especial de celebração, porque não dar o melhor presente que já recebeu? Compartilhe o fato de que "o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor"(Romanos 6:23)". Ou transmita este verso em João 1:13:"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome."Lembre aos outros de que"Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna."(João 3:16).
  O melhor de todos os presentes é Jesus Cristo."Graças a Deus pelo seu dom inefável."(2Cor.9:15). -CHK
                     O melhor presente foi encontrado na manjedoura. 

sábado, 4 de dezembro de 2010

COMO ENCONTRAR JESUS

Romanos 8:32
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
A pós o roubo de uma valiosa imagem de louça do menino Jesus, de um presépio em Wellington, na Florida, EUA, as autoridades tomaram providências para evitar que os ladrões a levassem de lá novamente. Um noticiário da imprensa informou sobre a instalação de um mecanismo de localização GPS, dentro da louça da imagem substituída.Quando a peça que representava o menino Jesus, voltou a desaparecer no Natal seguinte, os agentes da policia foram guiados pelo sinal até o apartamento do ladrão.
Existem momentos em que circunstância difíceis ou perdas pessoais podem nos fazer sentir como se Cristo tivesse sido roubado do nosso Natal. Como encontrar Jesus quando a vida parece estar contra nós?
  Assim como um GPS espiritual, Romanos 8 nos guia ao infalível amor e presença de Deus. Lemos que o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós(v.27). sabemos que Deus é por nós(v.31). Temos também esta grande confiança: "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou,porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?"(v.32). Por último, somos advertidos de que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.(vv.38-39).
  Procuramos Jesus na manjedoura na cruz, ressuscitado dentre os mortos, e em nossos corações. Estes são os lugares onde podemos encontrar Jesus no Natal.
  Se valorizamos somente a festa do Natal, poderemos perder Cristo de vista.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

BEM-AMADO

Efésio 3:18-19
A fim de poderdes compreender[...] qual é a largura e o comprimento e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo[...]
Estávamos reunidos com a família para o jantar, quando alguém perguntou se cada um poderia compartilhar um motivo de gratidão. Falamos de um cada vez. Josué de três anos era grato pela música e Natã de quatro anos pelos cavalos. Entretanto, todos nós ficamos em silencio quando Estêvão (que em breve completaria cinco anos) respondeu: "Eu sou grato porque JESUS me ama tanto." Na simplicidade da sua fé, ele compreendeu e estava agradecido pelo amor de Jesus por ele, individualmente também nos disse que Jesus demonstrou o Seu amor morrendo na Cruz.
O apóstolo Paulo queria que os cristãos da igreja de Éfeso compreendessem o quanto Deus os amava e orou: "A fim de poderdes compreender[...] qual é a largura e o comprimento, e a altura, e a profundidade conhecer o amor de Cristo Éfesios 3:18-19). Ele orou para que eles estivessem arraigados e alicerçados nesse amor.
Para nos firmamos no amor de Deus seria útil revisarmos estes versículos com frequência e memorizá-los. Também poderíamos dedicar alguns minutos cada dia para agradecer ao Senhor por maneiras especificas através das quais Ele demonstra seu amor por nós. isto nos ajudará a crescer na fé e a sermos gratos - como Estevão - porque Jesus nos ama tanto
           Para renovar o seu amor por Cristo redescubra o amor de Cristão por você

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CHAMADO PARA SERVIR

Marcos 10:45
Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir[...]
   Muitas pessoas tem o desejo genuíno de servir ao próximo, mas para alguns, o servir é realmente para servir-se a si mesmo. Foi exatamente o que aconteceu quando Jesus treinava Seus discípulos. Eles tinham a impressão de que segui-lo os transformaria em grandes homens.
  Mas Jesus rapidamente os corrigiu: " Sabes que os que são considerados governadores dos povos tem-nos sob seu domino, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim "(Marcos 10:2-43). Jesus deixou claro que eles estavam sendo treinados para se tornarem servos: "Quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos"(v.44).
  Podemos nos inscrever para quantos seminários de treinamento de liderança quisermos, mas os únicos lideres bons serão somente aqueles que, em primeiro lugar e acima de tudo, são bons servos.  JAL
      Um bom líder é um bom servo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ALÉM DA IMAGINAÇÃO!

1Coríntios 2:9
Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. 
   Um professor universitário de uma faculdade cristã percebeu que os seus alunos tinham uma visão distorcida do céu: eles achavam que era um lugar parado e entendiante. Então, para mexer com a imaginação deles, ele fez as seguintes perguntas:
   "Você gostaria de acordar amanhã cedo e descobrir que a pessoas que você mais amou, amou você ainda mais?Acordar escutando a música que você sempre gostou, mas nunca ouviu com tanta satisfação antes?
Despertar para o novo dia como se você tivesse acabado de descobrir o Oceano Pacifico? Acordar sem sentir nenhuma culpa? enxergar o mais profundo da sua alma e gostar de tudo que vê? Acordar respirando Deus como se Ele fosse o próprio ar? Amando amá-lo? e ainda por cima amar a todos os outros também?"
  Todos os alunos levantaram as mãos em resposta às perguntas intrigantes daquele professor. Se o céu for assim ou ainda infinitamente mais que isso, eles certamente gostariam de estar lá.
  "Vou preparar-vos lugar", Jesus disse aos seus discípulos (joão 14:2). Todos nós compartilhamos o desejo - o anseio verdadeiramente profundo - de estar nesse glorioso lar eternamente. É um lugar de êxtase indescritível. E a benção suprema será a presença do nosso Senhor Jesus Cristo.
   Os maiores prazeres da terra não podem se comparados as alegrias do céu
  

terça-feira, 30 de novembro de 2010

FRUTO PRECIOSO

Gálatas 5:22-23
O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio [...]
  Quanto você estaria disposto a pagar por uma única fruta? No Japão, alguém pagou mais de 12 mil reais por uma melancia Densuke. ela cresce apenas ao norte da ilha Japonesa de Hokkaido, esta bela esfera verde-escura parece uma bola de boliche. A melancia, de cerca de oito quilos, era uma dentre algumas mil disponíveis naquele ano. A raridade da fruta causou o preço astronômico no mercado.
   Os cristãos tem frutos mais preciosos que a melancia Densuke. São os frutos do Espírito:"amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gálatas 5:22-23).
Cada "fruto" é um aspecto diferente da semelhança com CRISTO. Nos evangelhos vemos como JESUS exemplificou estas virtudes. Agora, ele deseja produzi-las em nossos corações - naquilo que dizemos, na nossa maneira de pensar e nossas reações diante da vida (João 15:1-4).

Uma fruta rara e saborosa pode ter um preço elevado no mercado, mas um caráter semelhante ao de Cristo tem valor muito maior. Ao confessarmos todos os pecados conhecidos e nos rendermos ao Espírito de Deus que habita em nós, nossas vidas serão transformadas à semelhança de Cristo(1 João 1:9); Efésio 5:18)  
Este fruto espiritual encherá nossas vidas de alegria, abençoará as pessoas ao nosso redor e durará para sempre. - HDF
   O frutificar para Cristo depende da nossa comunhão com Ele

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A MEDIDA DA MISERICÓRDIA

1 Pedro 1:18-19
Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis{....} mas pelo precioso sangue de Cristo.
Qual é a distância entre o trono esplendoroso de Deus e o abismo da Cruz do Calvário? Qual é a medida do amor Salvador por nós? Na carta de Paulo aos filipenses, ele descreve a descida de Jesus das alturas da Glória às profundezas da vergonha e agonia e o Seu retorno ( Filipenses2:5-11).
Cristo é o Criador eterno e Senhor de toda existência, exaltado infinitamente acima da impureza e decadência da terra. Ele é a fonte da Vida, com miríades de anjos para cantar Seus louvores e cumprir Seus propósitos. Ainda assim motivado pelo amor por nossa raça humana perdida, "a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz"(Filipenses 2:8). Ele veio ao nosso planeta insignificante, nasceu num estábulo que parecia uma caverna com seus odores e detritos e foi colocado numa manjedoura como um bebê indefeso. Quando atingiu a idade adulta, enfrentou a falta de um lar(Mt 8:20). Quando teve sede, pediu água a uma mulher adúltera (João4:7-9). Quando cansado, dormiu num barco sacudido pelo mar agitado durante uma tempestade(Marcos 4:37-38). Sem pecado, um dia foi adorado por multidões (Mateus21:9), e depois condenado como um criminoso e morto numa cruz romana em dores insuportaveis.
  Essa é a distância entre o trono de Deus e o Calvário! Essa é a medida da Sua graça e misericórdia! VCG
Deus surgiu na história humana para nos oferecer a dádiva eterna da salvação.  

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ENCONTRANDO NOSSO CHAMADO

Efésio 4:1
Rogo-vos, pois,eu, o prisioneiro no Senhor,que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.
Quando procuremos seguir a Cristo uma das lutas continuas é tentar saber para que fomos chamados.
Embora muitas vezes pensamos em termos de profissão e local, talvez a questão de maior importância seja a do carácter: o se que reforça o fazer. "Senhor, quem Tu queres que eu seja?" 
Em Efésio 4, Paulo escreveu Rogo-vos pois, eu, o prisioneiro nos senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados( v.1).
Ele prosseguiu e acrescentou três fatos seja humilde, seja manso, seja paciente "suportando-vos uns aos outros em amor"(v.2).Paulo escreveu estas palavras na prisão, um lugar difícil onde continuou a vivenciar seu chamado vindo de Deus.
Oswald chambers disse:"Consagração não é ceder ao chamado para viver5 por Deus, mas, afastar de outros chamados, e a renuncia do nosso eu, para Deus, deixando que a Sua providência nos coloque onde Ele quer: em negócios ou advocacia, ou ciência: em fábricas, em política ou em algum trabalho enfadonho. Nós devemos trabalhar conforme as leis e valores do Reino de Deus."
Quando somos pessoas corretas diante de Deus, podemos fazer qualquer tarefa que Ele nos de e onde quer que nos coloque. E ao fazê-lo, descobrimos e confirmamos o Seu chamado. - DCM
           O Mais importante não é que você´faz, mas quem você é. 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

LANÇANDO SOMBRAS

1Coríntios 1:29
A fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.
A história conta que michelangelo pintava, com um pincel em uma das mãos e segurava uma vela na outra, para evitar que a sua sombra cobrisse a obra-prima em execução.
Esta é a atitude que devemos adotar se realmente quisermos apresentar a obra-prima da glória de Deus em nossas vidas. infelizmente, nossa maneira de viver procura chamar a atenção sobre nós mesmos: nossos carros, roupas, carreiras,posições, nossa esperteza e nosso sucesso. E quando a vida gira em torno de nós mesmos será difícil para os outros notarem a presença de Jesus em nós. Jesus nos salvou para reflectirmos a Sua glória(Romanos8:29), mas quando vivemos para nós mesmos, nossas sombras se espalham e não espelham Sua presenças.
Quando os cristão em Corinto estavam muito convencidos de si mesmo, Paulo advertiu-os:"a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus"(1Corintios 1:29) e lembrou-lhes o que Jeremias disse:"Aquele que se glória, glorie-se no Senhor"(1 Corintios1:31 ; Jeremias 9:24).
pense na sua vida como uma tela sobre a qual está sendo pintado um quadro. O que você gostaria que as pessoas vissem: a obra-prima da presença de Jesus ou sombras da sua vida?
Não se interponha entre uma grandiosa pintura em execução. Viva para que outros vejam Jesus em você.-
A vida do cristão é um quadro onde outros podem ver Jesus.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DEUS, O OLEIRO

  Gênesis 2:7
Então,formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
 Há uma cena numa novela dos anos 50, na qual quatro homens de um vilarejo confessam  seus pecados uns aos outros. Um dos homens chamado Miguel, exclama: "Como Deus pode permitir que vivamos na terra?
Por que ele não nos mata para purificar a criação?" "Porque Miguel," um dos homens respondeu:"Deus é um oleiro; Ele trabalha com o barro."
Isso é literalmente o que o Senhor fez em Gêneses. O soberano Criador formou e moldou a humanidade com um
design único. Este processo envolveu a criação do homem a partir do pó da terra.A palavra formou em Gêneses 2:7 descreve o trabalho de um artista. Como um oleiro, moldando e transformando o barro num cântaro ou algum outro tipo de vaso de pó da terra, assim o Senhor formou a humanidade a partir da argila.
A obra de Deus com o pó e o barro continuou quando Ele soprou para dentro do homem o fôlego da vida,
transformando-o numa alma vivente. Isto fez do homem um ser espiritual com a capacidade de servir e ter comunhão com o Senhor.
  Depois que Adão e Eva pecaram, Deus continuou trabalhando e moldando o barro,enviando Seu Filho Jesus para morrer e regenerar aqueles que o recebem, para que possamos desfrutar da comunhão com Ele.Com gratidão, usemos nossas mãos para realizarmos boas obras para Sua glória. - MLW
                    Deus é verdadeiramente o único que pode nos moldar.

domingo, 21 de novembro de 2010

O MAIOR NARRADOR DE HISTÓRIAS

Mateus 13:34
Todas estas coisas disse Jesus às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia.
 Nicodemos, líder religioso e erudito, disse para Jesus: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus (joão3:2). Mas quando Jesus se dirigia às multidões que o seguiam, Ele não mencionava as tradições dos antigos. Antes falava com um estilo simples de um narrador de histórias.
As parábolas de Jesus perduram porque expõem questões do coração. por meio da historia do fariseu e do publicano (Lucas18) aprendemos sobre a graça e o perdão de Deus. E a história do filho pródigo(Lucas15) expõe o amor de Deus pelos pecadores arrependidos.
  As parábolas inspiradas de Jesus nos ensinam sobre Ele e a vida que deseja que levemos. Nós também podemos usar nossa histórias de fé para apresentar aos outros o principal e maior Narrador de histórias e Mestre,cuja vida é a maior história que já foi contada. - HDF
Uma boa maneira de aprender as verdades de Deus é ensiná-las aos outros.   

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AUTOSSUFICIÊNCIA

Apocalipse 3:15
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosse frio ou quente!
A cidade de Laodicéia tinha um problema com a água. Uma cidade próxima tinha fabulosas fontes de águas quentes e outra tinha límpidas e frias. Entretanto, Laodicéia tinha somente águas minerais mornas com gosto de enxofre. Nem fria nem quente. Apenas repulsiva.
  Apresentados esses fatos , as palavras de Jesus aos Cristãos de Laodicéia em ap. 3 devem ter causado dor Jesus os repreendia por não serem "nem frios nem quentes"(v.15). Ao pensar neles sentia vontade de vomitar(v.16) como o efeito que sentia ao beber a água produzida na cidade.
   Qual era o problema deles? Era o pecado da autos suficiência. O povo  de Laodicéia se tornara tão rico que esquecera o quanto precisavam de Jesus.(v.17).
  Ao afirmarmos que temos tudo o que precisamos se jesus não estiver no topo da lista. Ele se ofenderá profundamente. A autos suficiência  nos priva de buscarmos aquilo que realmente necessitamos e somente ele pode nos dar. Se você preferir ter mais dinheiro do que caráter, se os seus cartões de crédito forem maximizados e a sua justiça for minimizada, se você se tornar esperto, mas não sábio, então terá adquirido seus valores em lugares errados. jesus oferece produtos muito melhores.
  Ele está batendo à porta do seu coração(v.20). Deixe-o entrar. Ele lhe dará tudo que-você realmente precisar! - JMS
Temos sempre o suficiente, ao nos suprirmos de Deus.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SEM ACORDO

Lucas 4:4
Mas Jesus lhe respondeu:Está escrito:Não só de pão viverá o homem.
  Todos nós vimos e ouvimos propaganda que nos instigam a pegar atalhos para a felicidade. Compre o nosso produto e não precisa pagar nada por um ano!Satisfação imediata!
  Quando o diabo tentou Jesus (Lucas 4:1-13), ofereceu um atalho para a "satisfação",Ele tentou induzir Jesus para que resolvesse as questões com as próprias mãos ao invés de confiar no Seu Pai.
  Quando Jesus teve fome após 40 dias de jejum(v2), Satanás sugeriu que Ele usasse o Seu poder para transformar as pedras em pães.Se o Senhor tivesse feito isso, teria usado Seus poderes em Seu próprio beneficio, mas Ele se recusou. Por que Jesus não aceitou, imediatamente, a oferta do diabo para governar todos  os reinos do mundo? (vv5-7).Ele poderia ter evitado a cruz. Mas isso seria contra os planos de Deus para Ele - entrega a Sua vida na cruz, ser ressuscitado e sentar-se à direita do Pai em Seu reino.
A oferta de Satanás para que utilizasse o atalho não era boa.
  Tome cuidado com os engodos que parecem custar pouco no presente. Satanás espera que você faça as coisas do jeito dele. E ele não desiste facilmente. Mesmo após Jesus vencer a terceira tentação. Satanás partiu somente" até momento oportuno"(v.13).
  Quando lhe oferecemos um atalho para a felicidade, tome cuidado para enxergar quem está por trás da caixa registradora! - CPH
  A melhor maneira de escapar da tentação é correr para Deus.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

INTENSIDADE DO QUERER

Salmo 42.1
Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti,ó Deus, suspira a minha alma. 
O pastor A.W. Tozer (1897-1963) leu os grandes teólogos cristãos até que conseguisse escrever sobre eles com facilidade.Ele nos desafia: " Aproxime-se dos santos do passado,homens e mulheres, e logo sentirá o calor do desejo que tinham por Deus. Pranteavam, por Ele dia e noite, em tempo e fora de tempo e quando o achavam, o encontro era muito mais doce devido à longa busca."
  O escritor do Salmo 42 também anelava por Deus assim como Tozer. Sentindo-se distante de Deus, o Salmista usou a comparação de uma corça suspirando por água para expressar o seu profundo desejo em sentir a presença de Deus. " Como suspira a corça pelas correntes das águas assim, por ti, ó Deus suspira minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!(vv.1-2) A intensidade de seu desejo pelo Senhor era tão grande e a sua tristeza tão intensa, que ele chorou mais do que comeu(v.3). Mas o anseio do salmista satisfez-se quando ele colocou sua esperança em Deus  e lhe rendeu louvores por Sua presença e socorro(vv5-8).
  Ah, se tivéssemos por Ele anseia e sede tão intensas para que outros também  sentissem a intensidade do nosso desejo por Deus! - MLW
Somente Jesus, a Água Viva pode satisfazer a alma sedenta.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PRISIONEIROS DO PECADO

Gálatas 3:22
Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
  O relatório do departamento de Drogas e crimes, das Nações Unidas emitido em 2008 dizia: "Em qualquer momento que determinemos, há mais de10 milhões pessoas encarceradas ao redor do mundo."
Como alguns detentos são libertos enquanto novos presos são condenados todos os dias, há mais de 30 milhões de prisioneiros ao redor do mundo, em cada ano. Estatísticas como estas fizeram muitas pessoas trabalhar em favor da reforma prisional e provocaram o reexame das sentenças expedidas.
  Da perspectiva espiritual, a Bíblia oferece uma estatística ainda mais surpreendente: As Escrituras declaram que o mundo inteiro é prisioneiro do pecado (Gálatas3:220. Numa passagem de às vezes consideramos difícil de entender, Paulo diz que apesar da lei do Antigo Testamento não poder conceder vida(v21), ela foi uma mestra eficiente para nos mostrar que precisamos de um Salvador que pode dar vida(v.24). A má notícia é que "a Escritura encerrou tudo sob o pecado," e a boa nova é que "mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem" (v.22).
Quando entregamos as nossas vidas a Cristo, que satisfez todas as exigências da lei, não estamos mais aprisionados ao pecado. Ao invés disso, entramos em comunhão com pessoas de todas as nacionalidades e posições sociais. Em Cristo somos verdadeiramente livres! - DMC
   Libertação do pecado é a maior de todas as liberdades.

sábado, 6 de novembro de 2010

SEMENTES E FÉ

GALATAS 6:7
[...] aquilo que o homem semear, isso também ceifará.
Li uma fábula sobre um homem que estava dando uma olhada numa loja quando fez a descoberta chocante de que Deus estava atrás do caixa registradora. Então o homem foi até Ele e perguntou: "O que você está vendendo?"Deus respondeu:" O que o seu coração deseja?" O homem disse:" Quero felicidade, paz de espírito e libertação do medo... para mim e para o mundo inteiro." Deus sorriu e disse:"Não vendo frutos aqui. Apenas sementes."
  Em gálatas 6, Paulo enfatizou a importância de plantar sementes de um comportamento que honre a Deus"aquilo que o homem semear,isso também ceifará(v7). Não podemos esperar que experimenta mos o fruto das bênçãos de Deus se não se não reconhecemos a importância de fazer a nossa parte.
 É útil seguir o exemplo de outros que plantaram uma boa semente. O autor Samuel Shoemaker afirmou que um bom exemplo, pode tanto nos inspirar quanto nos incitar a dizer: "Oh sim, ele (ou ela) é assim. Não tem problemas com o temperamento, ou com os servos, não é impaciente ou preocupado como eu; apenas tem um temperamento mais feliz." Samuel continuou:"talvez não nos ocorra que ele teve que lutar pela sua serenidade e que sairíamos ganhando se fizéssemos o mesmo.
  Você está cansado do seu jeito de ser? Peça a Deus que o ajude e comece hoje a plantar sementes de novas atitudes e reações. No devido tempo o Espírito dará o crescimento.- JEY
As sementes que plantamos hoje determinam o tipo de fruto que colheremos amanhã. 



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AMIZADE VERDADEIRA

PROVÉRBIOS 17:17
Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. 
  O escritor de faroeste Stephen Bly diz que nos tempos do Velho Oeste americano havia dois tipos de amigos ( e cavalos): os que fogem e os que permanecem ao seu lado. Ao primeiro sinal de perigo, aqueles que fogem, desaparecem abandonando-o diante de qualquer perigo que você enfrentasse. No entanto, aqueles que permanecem, ficam com você sob quaisquer circunstâncias. Infelizmente, você não saberia que tipo de amigo seriam os seus, até que as dificuldades chagassem. E já seria tarde demais a não ser que seu amigo fosse um daqueles que permanecesse ao seu lado.
  Ao invés de nos preocuparmos com que tipo de amigos temos, devemos considerar que tipo de amigo somos.
Nos  dias finais do ministério de Paulo, enquanto ele aguardava a morte, alguns dos que haviam ministrado com ele, fugiram e o abandonaram, deixando-o para que enfrentasse sua execução sozinho. Em sua ultima carta Paulo listou alguns que haviam fugido (Dimas, por exemplo), depois simplesmente afirmou:Somente Lucas está comigo(2Timoteo 4:11). Lucas foi um amigo que permaneceu ao lado de Paulo.Mesmo indubitavelmente desapontado com aqueles que o haviam abandonado, Paulo deve ter se sentido profundamente confortado em saber que não estava sozinho.
Provérbios nos diz que "em todo tempo ama o amigo"(17:17). Em momentos de adversidade, precisamos de amigos em quem podemos confiar. Quando as pessoas que conhecemos enfrentam dificuldades, que tipo de amigos seremos - alguém que foge ou aquele que permanece? - WEC
 Um verdadeiro amigo permanece connosco em tempos de provações.      

domingo, 31 de outubro de 2010

MÚSICA DA ALMA

Efésios 5:19
[...] falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao senhor com hinos e cânticos espirituais.
Em seu Livro Musicofilia: Contos Sobre a Música e o Cérebro, Oliver Sackes dedica um capitulo ao papel terapêutico da música para pacientes portadores de Alzheimer. Ele descreve a observação de indivíduos com demência avançada que reagiram as músicas que trouxeram de volta lembranças que lhes parecia, perdidas:
"Os rostos se tornam expressivos quando a velha canção é reconhecida e sentem a seu poder emocional. Uma ou duas pessoas,talvez, começam a entoar a canção, outros se juntam a elas e de repente o grupo inteiro - antes muitos deles estavam virtualmente sem fala, mas agora cantam juntos, dentro de suas capacidades."
 Vejo isto acontecer nos cultos matutinos de domingo numa clínica para pacientes com Alzheimer.
Talvez você já  tenha vivenciado isso com algum ente querido, cuja mente está nebulosa, e uma canção evoca uma consciência vinda do profundo do ser.
 Paulo incentivou os cristão de Éfeso [...] enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração só Senhor com hinos e cânticos espirituais(Efésio 5:18-19). Canção que glorificam a Deus podem atingir o patamar mais profundo onde o significado jamais se apaga. Mas do que palavras, harmonia ou pensamentos conscientes, esse tipo de música é bom para a alma e para o coração. - DCM
 É inevitável louvar a Deus quando o coração está em sintonia com Deus.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

IMPURO? FICA LIMPO!

Marcos 1:41
Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!
À medida que leio Marcos 1:40-45, imagino a seguinte cena: Eles viram aquele homem correndo pelo caminho em direção a jesus. O homem abanava seus braços, para que se afastassem dele.
Eles o reconheceram pelo lenço colorido que cobria seu nariz e boca. Suas vestes eram velhas e rasgadas e sua pele descascada. Ele era um leproso - impuro!
  A multidão ao redor de Jesus espalhou-se quando o leproso se aproximou deles. Todos tinham medo de serem tocados por ele porque se tornariam impuros. os leprosos eram excluídos da vida religiosa da comunidade, isolados da sociedade e forçados a lamentar sua própria morte, rasgando suas roupas.
  Mas este leproso jogou-se aos pés de Jesus, e em desespero e fé clamou a Ele para que o restaurasse: "Se quiseres, podes purificar-me" Movido pela compaixão, Jesus tocou o homem e disse: Quero, fica limpo" Jesus curou o homem de sua lepra e disse-lhe  que se mostrasse ao sacerdote no templo.
  Jesus tem poder para purificar, perdoar e restaurar aquele que estão sem esperança e ajuda, presos em seus pecados e sem nenhuma saída. Conforme que Jesus lhe dirá: Quero, fica limpo! MLV

terça-feira, 19 de outubro de 2010

EM TODOS OS MOMENTOS

Mateus 28:20
  E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

  Quando Jesus enviou Seus discípulos, deu-lhes esta promessa: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mt 28:20). Literalmente, as palavras todos os dias significam "sempre", conforme os estudiosos da língua grega Jamieson, Fausset e Brown.
   Jesus não disse simplesmente "sempre", mas "todos os dias." Tal afirmação inclui nossas diversas atividades, as circunstancias boas e más que nos cercam, as várias responsabilidades que temos no transcurso de nossos dias, as nuvens tempestuosas e o brilho do sol.
   Nosso Senhor está conosco, não importa o que cada dia traz. Pode ser um dia de alegria ou tristeza, de doença ou saúde, de sucesso ou fracasso. Não importa o que nos acontecerá neste dia, nosso Senhor estará caminhando ao nosso lado, dando-nos forças, amando-nos, enchendo-nos de fé, esperança e amor.
   Ao nos envolver com silenciosa tranquilidade e segurança, nossos inimigos se afastam, e nossos temores, aflições e dúvidas começam a diminuir. Nós podemos suportar qualquer situação e circustância porque sabemos que o Senhor Jesus está nos carregando em seus braços, assim como Paulo em atos 18:10:" Porquanto eu estou contigo."
   Experimente a presença de Deus, parando em meio ao seu dia atarefado e diga para si mesmo: " O Senhor está aqui." E ore para que você possa ver aquele que é invisível - e vê em todo lugar. - DHR
Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. - Isaías 55:6

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ENSINE BEM SEUS FILHOS

Deuteronômio 11:19
Ensinais-as a vossos filhos, falando falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.

Quando  um adulto quer transmitir informações importantes à criança, muitas vezes é melhor contar com o apoio de uma história, pois esta é melhor compreendida e apreciada. É especialmente importante contar para as crianças as historias da Palavra de Deus, porque as verdades duradouras da Bíblia podem moldar o caráter e mostrar as consequências das atitudes (1Cor 10:11). Sementinhas de fé podem ser cultivadas em solo fértil e ajudar as crianças a ver como Deus trabalhou na vida de Seus seguidores através da história. As histórias bíblicas também revelam como Deus está intimamente envolvido em nossas vidas.
  O que vimos Deus fazer por nós e o que Ele faz pelo Seu povo através da história deve ser transmitido à próxima geração (Deuteronômio 11:1-21).
  O futuro dela depende disso. Ensine bem suas crianças. - CHK

 O caráter das suas crianças no amanhã, depende do que você colocar em seus corações hoje.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NUNCA TÃO IDOSO

Génesis 18:14
Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil?

As mulheres do Lar de Idosos eram senhoras aposentadas que já tinham cuidado de suas famílias e carreiras.Já não podiam morar sós e por isso vieram morar no lar como "ultima parada antes do céu". Elas desfrutavam da companhia uma das outras, mas muitas vezes lutavam com sentimentos de inutilidade.Por vezes, questionavam porque Deus era tão lento em levá-las para o céu.
   Uma da mulheres, pianista por muitos anos, frequentemente tocava alguns hinos no piano do Lar. Outras mulheres se juntavam a ela cantavam e louvavam a Deus com suas vozes.
   Certo dia, um auditor do governo fazia uma inspecção de rotina durante um dos momentos de adoração espontânea daquelas senhoras, quando as ouviu cantar:"O que você fará com Jesus?" o Espírito de Deus tocou o seu coração. Ele lembrava-se deste hino dos tempos de sua infância, e reconhecer que preferia deixar Jesus para trás. Naquele dia, Deus falou com ele e lhe deu uma nova chance para responder aquela pergunta de forma diferente. E ele respondeu.

  Como aquelas mulheres do Lar de Idosos, Sara pensou que era avançada em idade para ser usada por Deus (Ge.18:11). Mas Deus lhe deu um filho na velhice, e este foi um ancestral de Jesus (Génesis 211-3)            Mt 1:2-17.Como Sara e as mulheres daquele Lar, nós nunca somos tão idosos para que Deus nos possa usar.
                            Deus pode usá-lo em qualquer idade  se você consentir.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O AMOR DE DEUS E O NOSSO

Romanos 5:8
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós,sendo nós ainda pecadores.
  Agora Franklin Graham esta arrependido, mas na sua juventude ele foi rebelde. Certo dia voltou à casa de seu pai acelerando sua moto Harley Davidson para pedir-lhe dinheiro.Com suas roupas de couro, sujo  e barbudo,  entrou abruptamente na sala de visitas e interrompeu uma reunião da junto diretiva de Billy Graham.

Sem hesitação, o pai reconheceu Franklin como seu filho. Então o apresentou com orgulho a cada membro da junta. Billy não se desculpou pelo filho, nem demonstrou nenhuma vergonha ou culpa. Mais tarde Franklin escreveu em sua biografia, Rebel with a cause(Rebelde com uma causa), que nunca mais esquecera o amor e respeito que seu pai demonstrou naquele dia, mesmo durante seus anos de rebeldia.
  Nossos filhos não precisam merecer nosso amor. Reter o amor em função de nossos motivos egoístas nos faz seguir o inimigo, e não a Deus. O amor de Deus por nós é imerecido.
 Não fizemos nada para merecê-lo; nada de bom em nós é digno deste amor."Mas  Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nos sendo nós ainda pecadores. em todos os nossos relacionamentos, especialmente com nossos filhos, devemos mostrar o mesmo tipo de amor, de forma genuína.
  Somos desafiados a tratar nossos filhos e todas as pessoas com amor e respeito. Se assim o fizermos lembraremos o que éramos quando Cristo morreu por nós. - DCE

O amor de Deus transforma filhos pródigos em santos preciosos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PREPARAI O CAMINHO


ISAÍAS 40:3
Preparai o caminho do Senhor: endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Dwight D. Eisenhower ficou conhecido por sua corajosa liderança na Segunda Guerra Mundial. Sua capacidade de lutar guarnecia as tropas com motivos para reivindicar a Europa. Logo após retornar como herói aos Estados Unidos da América, ele foi eleito presidente.
Enquanto ele esteve na Europa, Eisenhower vivenciou o perigo e a dificuldade em dirigir por estrada sinuosas.
Portanto, para fins de segurança nacional, ele estabeleceu uma rede viária que se tornou sistema de autoestradas interestaduais da nação. Montanhas se transformaram em túneis e os vales foram unidos por pontes gigantescas.  Na antiguidade, Reis conquistadores ganharam acesso a territórios recémadquiridos através de autoestradas construídas para suas tropas.
 Isaías pensou nisto quando declarou: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus(Isaías 40:3). E João Batista chamou as pessoas ao arrependimento para "preparar o caminho" em seus corações para a chegada do Rei Jesus.
Qual a preparação que precisa ser feita para permitir o livre acesso de Jesus ao seu próprio coração?
Existem lugares de amargura que precisam de uma escavadora para cavar o perdão?
Existem vales de reclamação que necessitam ser preenchidos com o contentamento?
 Nós não podemos negligenciar esta engenharia espiritual. Vamos preparar o caminho para o Rei. - JMS

            O arrependimento limpa o caminho para o nosso relacionamento com o Rei

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PERDÃO PELAS LÁGRIMAS

João 11:33
(Jesus) agitou-se no espírito e comoveu-se.
Minha amiga estava passando por uma grande mudança em sua vida ela estava deixando o seu emprego de 50 anos por um novo empreendimento. Ela chorou ao se despedir, e dizia:" Perdão pelas lágrimas."
   Por que, às vezes, sentimos necessidades de nos desculpar por chorar? Talvez vejamos as lágrimas como uma demonstração de fraqueza de caráter ou vulnerabilidade que não apreciamos. Talvez estejamos desconfortáveis ou achamos que as nossas lágrimas causem desconfortos aos outros.

   entretanto, nossas emoções foram dadas pelo Senhor.Elas são uma das nossas caracteristicas por termos sido criados à imagem e semelhaça de Deus (Génesis 1:27).ele sofre. Em  Gênisis 6:6-7.Ele estava triste e zangado com o pecado de Seu povo e a separação que isso causava entre eles. Jesus, o Deus encarnado - uniu-se a suas amigas Marta e Maria no sofrimento pela perda de seu irmão Lázaro.(João 11:28-44).
 "(Jesus) agitou-se no espírito e comoveu-se(v33). Ele "chorou"(v.35). "Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo"(v.38). Duvido que Ele tenha se desculpado pelas lágrimas que verteu.
   Ao chegarmos ao céu, não haverá mais pranto, separação ou dor, e Deus enxugara dos nossos olhos toda lágrima(Apocalipse21:4). Enquanto isso, as lágrimas podem irromper. Desculpas não são necessárias.-AMC

Se você duvida do cuidado de Jesus, lembre-se de sua lágrimas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COMPREENSÃO MÚTUA

Provérbios 20:5
Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.
   Uma da melhores formas de um homem amar sua esposa é compreendê-la. Pedro explica que para o marido esta atitude é um dever" vivei tendo consideração para com a vossa mulher" (1 Pedro 3:7).
   Este princípio se aplica aos dois. os maridos também querem ser compreendidos. Na verdade todos nós queremos. todos nós casados ou não, anelamos pela compreensão alheia no patamar mais profundo possível. Nós nascemos com essa necessidade e parece que jamais a superamos.
   É um pretexto  muito frágil dizer que não podemos compreender uns aos outros. podemos e devemos. No entanto, estas atitudes exigem tempo - tempo na companhia do outro; perguntando e ouvindo atentamente, e depois prosseguindo na conversa. É assim tão simples e tão difícil. É  claro que ninguém pode sondar completamente os mistérios do coração alheio, mas podemos aprender algo novo, todos os dias.
O homem sábio que escreveu o livro de Provérbios chamou o entendimento de "fonte de vida"(16:22), uma profunda fonte de sabedoria para aqueles que o buscam.
   Repito, a compreensão exige tempo - um dos presentes mais preciosos que podemos dar aos outros. A maneira que escolhemos para investir o nosso tempo é o indicador mais precioso sobre o quanto nos importamos com aqueles que amamos.
  Peça ao Senhor que hoje lhe dê a graça de dedicar um momento para compreender as pessoas importantes em sua vida. - DHR

                            Ouvir é uma porta aberta para a compreensão.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AS ALEGRIAS DO CÉU

1´Coríntios 2:9
Nem olhos viram nem ouvidos ouviram(...) o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Qual será uma das supremas alegrias do céu?
Joni Eareckson Toda é tetraplégica há mais de 40 anos. Ela tornou-se deficiente física na adolecência devido à um acidente de mergulho. Você até poderia imaginar que seu maior desejo seria poder andar, ou mesmo correr livre do confinamento da sua cadeira de rodas.
  No entanto, Joni nos diz que seu maior desejo é oferecer um "louvor que seja puro". Ela explica: " Eu não serei aleijada por distrações ou incapacidade pela falta de sinceridade. Eu não serei deficiente por causa de um coração pesado e insatisfeito. Meu coração se unirá ao teu e transbordará com borbulhante e efervescente adoração. Finalmente, poderemos desfrutar da comunhão completa com o Pai e com o Filho. para mim, esta será a melhor parte do céu."
 Como essas palavras falam ao meu coração dividido e fascina o meu espírito carente de visão! Que bênção oferecer um "louvor que seja puro", sem devaneios, sem pedidos egoístas, sem a incapacidade de elevar-me acima do meu idioma terreno!
  No céu,"nunca mais haverá qualquer maldição. Nele, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão"(Apocalipse 22:3). Que a perspectiva do céu nos capacite a experimentar aqui e agora mesmo o gozo celestial dessa adoração que glorifica a Deus. - vcg
   Que grande alegria será ver JESUS no céu.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A MELHOR BORRACHA

ISAÍAS 44:22
Desfaço as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem.
o que é a memoria? O que e esta faculdade que nos capacita recordar antigos sentimentos, cenas, sons e experiências? Como os acontecimentos são gravados, arquivados e preservados em nosso cérebro para serem trazidos de volta repetidas vezes? Ainda há muito mistério.
   O que verdadeiramente sabemos é que recordações podem ser bênçãos cheias de conforto, segurança e alegria. A velhice pode ser feliz e prazerosa se guardarmos recordações de pureza, fé,comunhão e amor.
  Se um santo olha para trás para uma vida de serviço cristão e lembra da fidelidade daquele que prometeu: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Heb 13:5), os anos tardios podem ser os mais doces da vida desta pessoa. Mas as recordações podem ser também uma maldição e um tormento. Muitas pessoas á medida que se aproxima do fim da vida, dariam tudo o que possuem para apagarem de suas mentes os pecados passados que ainda os torturam. O que alguém perseguido por tais lembranças pode fazer? Apenas uma coisa. Pode levá-las àquele que é capaz de perdoar e apagá-las para sempre. Ele é aquele que declarou: "Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre"(Heb 10:17).
   Pode ser que você não consiga esquecer se passado. Mas o Senhor Jesus  se oferece para desfazer tuas transgressões como a névoa (Isaías 44:22) - mrd
A borracha que melhor apaga é a confissão sincera a DEUS. 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ENCONTRANDO NOSSO CHAMADO

EFÉSIO 4:1
ROGO-VOS, POIS, EU, O PRISIONEIRO NO SENHOR QUE ANDEIS DE MODO DIGNO DA VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS.
 Quando procuramos seguir a Cristo, uma das lutas continuas é tentar saber para que fomos chamados. Embora muitas vezes pensamos em termos de profissão e local, talvez a questão de maior importância seja a do carácter: o ser que reforça a fazer." Senhor, quem Tu queres que eu seja?
Em Efésio 4 Paulo escreveu: " Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados"(v.1). Ele prosseguiu e acrescentou três fatos: seja humilde, seja manso, seja paciente(longânimo), " suportando-vos uns aos outros em amor"(v.2). Paulo escreveu estas palavras na prisão,
 um lugar difícil onde continuou a vivenciar seu chamado vindo de Deus.
   Oswald Chambers disse: "Consagração não é ceder ao chamado para viver por Deus, mas, afastar de outros chamados, e a renúncia do nosso eu, para Deus, deixando que Sua providência nos coloque onde Ele quer: em negócios ou advocacia, ou ciência; em fabricas, em política ou em algum trabalho enfadonho.
Nós devemos trabalhar conforme as leis e valores do Reino de Deus.
  Quando somos pessoas corretas diante de Deus, podemos fazer qualquer tarefa que Ele nos dê e onde quer que nos coloque. E ao fazê-lo, descobrimos e confirmamos o Seu chamado. - DCM
O mais importante não é o que você faz mas quem você é.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CABRAS SERVEM JESUS

1 JOÃO 3:17
Ora, aquele que possuir recursos(...), e vir a seu irmão padecer(...), e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 
  Quando o casal Muller sentiu que Deus os chamava para trabalharem como missionários, no Sudão, tudo o que sabiam é que ajudariam a construir um hospital naquele pais dstruido pela guerra. Como poderiam saber com antecedência que as cabras fariam parte de seu futuro?
   Quando ela  começou a trabalhar com as mulheres, descobriu que muitas eram viúvas por causa da devastadora guerra civil e não podiam se sustentar. surgiu-lhe então uma ideia. Se pudesse dar apenas uma cabra prenha para cada mulher, essa pessoa teria leite e consequentemente uma fonte de renda. Para dar continuidade ao programa, a mulher lhe devolveria um filhote recém-nascido mas todos os outros produtos provenientes da cabra seriam  usados para sustentar a sua família. O cabrito, em algum momento,seria doado a outra família. Este presente seria dado por amor a JESUS e mudaria a vida de muitas mulheres sudanesas - e abriria as portas para que a missionaria compartilhasse as boas-novas do evangelho.
  E para você, o que seria o equivalente àquelas cabras? O que você poderia dar ao seu próximo, ao seu amigo ou até mesmo para um desconhecido?É uma carona? Oferecer-se para ajudá-lo na jardinagem? 
Uma oferta de recursos materiais?
  Como seguidor de Cristo, temos a responsabilidade de cuidar das necessidades alheias.(1João 3:17). bih=557atos de amor revelam que Jesus habita em nossos corações, e dar aos necessitados, pode nos ajudar a falar de Jesus a outras pessoas. - JDB
Deus nos dá tudo que precisamos, então façamos o mesmo com os outros em suas necessidades.

domingo, 3 de outubro de 2010

DISTORÇÃO

1CORINTIOS 2:5
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
Cartógrafos (que desenham mapas) enfrentam o problema da distorção quando apresentam o formato arredondado da terra na superfície plana de um mapa. Como não há uma maneira perfeita para solucionar este item, alguns mapas-mundi retratam a Groenlândia maior que a Austrália
  Os cristão também precisam lidar com o problema da distorção. quando tentamos compreender o reino espiritual dentro das limitações do mundo físico, podemos exagerar em pequenos detalhes e minimizar questões importantes.
  O Novo Testamaneto menciona com frequência as distorções que surgem quando as ideias de mestres populares se tornam mais importantes para nós do que aquilo que Deus diz. O apóstolo Paulo afirmou que o propósito de Deus é "(...) amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia"
(1Timoteo 1:5). O ensino sadio e confiavél não distorce a Palavra de Deus nem divide a igreja ao contraio - une os cristãos e edifica o corpo de Cristo para cuidarmos uns dos outros e fazermos a obra de Deus no mundo (1Co 12:25).
  Todas as Tentativas humanas para explicar Deus são inadequadas, e podem distorcer nossas prioridades, confundir nossas mentes e limitar nossa compreensão da vida espiritual.
  Para evitar a distorção da verdade divina, temos que confiar no poder de Deus em vez de confiarmos na sabedoria humana.
   Para detectar um erro, exponha-o à luz da verdade de Deus.
 

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

EXPECTATIVA

Mateus 7:11
Ora, se vós sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
Com as mãos cheias de cereais matinais,tentei espiar sorrateiramente alguns peixes no aquário do jardim.
Talvez tenha sido a minha sombra na água ... ou quem sabe não fui tão sorrateiro quanto pensei. Enquanto me aproximava da grade, 15 enormes peixes dourados correram em minha direção abrindo e fechando suas bocas freneticamente, na ávida expectativa de receber o alimento desejado.
  Por que os peixes agitaram tão furiosamente as suas nadadeiras? Porque a minha simples presença acionou uma respostas condicionada aos seus minúsculos cérebros de peixe, informando-os que eu tinha algo especial para lhes dar.
Oh! Se reagíssemos sempre assim com relação a Deus, e ao Seu desejo de nos dar boas dádivas -  uma reação alicerçada em nossa experiência anterior em Deus, que flui de um profundo conhecimento do Seu carácter.
O missionário William Carey declarou: Espere grandes coisas de Deus.Empreenda grandes coisas para Deus.
O Senhor deseja nos capacitar perfeitamente para aquilo que Ele deseja que façamos, e nos convida a "nos achegar confiadamente" para encontrarmos graça e misericórdia em ocasião oportuna.(Hebreus 4:16).
Quando nós, como filhos de Deus, vivemos pela fé, podemos ter grande expectativa e a confiança tranquila de que Deus nos dará exatamente o que precisamos, no momento adequado (Mt 7:8-11).
    A oração sem expectativas é como a descrença disfarçada.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A MEDIDA DO AMOR

João 15:13
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.
Em 2 de Outubro de 1954, o primeiro tenente James O. Conway decolava pilotando um avião carregado com munições. Quando o avião estava no ar, o motor apagou repentinamente. Naquele instante, Conway enfrentou uma escolha brutal - ejetar-se do avião e salvar a própria vida ou causar a própria morte com a queda do avião.
  Entretanto, se ele se ejetasse, o avião cairia sobre um bairro cheio de residências e famílias. De modo impressionante, Conway escolheu bater o avião contra a baía que estava abaixo dando a sua vida pelos outros.
  Em João 15:13, jesus disse:"Ninguém tem maior amor do que este de dar alguém a própria vida em favor dos amigos." A disposição de fazer o sacrifício supremo para proteger os outros revela um coração que se importa mais com as necessidades dos outros, do que com as suas próprias. Alguém disse uma vez que "a medida do amor é aquilo que estamos dispostos a abrir mão por ele." Deus Pai amou tanto que abriu mão do Seu Filho. Cristo amou tanto que abriu mão da sua vida até mesmo carregando sobre si os nossos pecados e morrendo em nosso lugar.
   O amor de Deus por você é imenso. Você já aceitou pessoalmente o Seu amor? -wec
Nada expõe mais claro o amor de Deus, do que a cruz de Cristo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TEMPOS DE QUIETUDE

SALMO 46:10
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.

Minha amiga Maria contou-me que ela sempre valorizou seu tempo de pescaria com seu pai. Não sendo fanática por pescaria, ficava curiosa em saber o porque dela gostar tanto. Ela disse eu simplesmente gosto de estar com meu pai.Eu lhe perguntei."Então você apenas pesca e conversa?" "OH, não, na verdade não conversamos", disse ela ."Apenas pescamos."
Não se trata de conversa, e sim da companhia.Você alguma vez já pensou quanto tempo gastamos conversando? O que nós chamamos de nosso "tempo de silencio" com Deus, geralmente preenchemos com nossas orações. Mas alguma vez praticamos "aquietai-vos?
Deus disse: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" Sl 46:10. Quando Jesus percebeu que os discípulos estavam tão ocupados que nem sequer tinham tempo para comer, Ele lhes disse: vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto (Marcos 6:31).Quando deixamos as distracções da vida para trás, podemos descansar melhor e redireccionar nossos interesses a Deus.
 Você está permitindo que momentos de silêncio a sós com Deus façam parte de sua vida? Deseja que Ele restaure a sua alma?(Salmo 23:1-3). Deixe que Ele lhe ensine como "aquietar-se. E ouça quando Jesus lhe convida: Vinde repousar um pouco, à parte. - chk
Tempos de silêncio com Deus armazenam poder para emergência futuras.       

terça-feira, 28 de setembro de 2010

LAMENTO POR UM AMIGO

2 SAMUEL 1:26

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo!
Depois de Davi ter recebido a noticia da morte de Jônatas, ele relembrou a vida de seu amigo e escreveu um lamento para que outros pudessem cantar como homenagem a Jônatas (2Samuel 1:17-27)
Davi relembrou a coragem e as habilidades de seu amigo, e falou sobre a tristeza que motivou tanto lamento.
Ele prestou homenagens por sua vida rica, honrosa e heróica. Para Davi, foi um tempo de intensos lamentos e recordações.
  Quando nos entristecemos por um ente querido, é vital trazemos à memória os momentos e experiências que passamos juntos, e, foram tão importantes para nós. Essas memórias enchem nosso coração mais do que um simples cartão. O dia em que a tristeza nos visita não é o momento somente para rápidos pensamentos ou para rever fatos e lembranças de nossos amados. È um tempo de profundas lembranças e de agradecimento ao Senhor nosso Deus pelos detalhes, pelas histórias e pelo impacto que causaram durante a vida.È um tempo para parar refletir e homenagear. - wec
     As preciosas memórias da vida podem acalmar as profundas tristezas da morte. 

domingo, 26 de setembro de 2010

RECOMPENSAS REAIS

MATEUS 5:3
BEM-AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.
Uma vez eu entendi as Bem-Aventuranças como dádivas que Jesus lançou aos desafortunados: Já que vocês não são ricos, não tem saúde e vivem chorando, eu entrego a vocês algumas belas frases para se sentirem melhor. Diferente dos reis medievais, que jogavam moedas para o povo, Jesus tinha a vantagem de entregar verdadeiras recompensas para Seu público. Ele que veio do céu, sabia bem que os despojos do reino do céu poderiam facilmente contra balancear com qualquer mistério que pudéssemos nos deparar aqui na terra.
 Entre muitos cristãos, a ênfase das recompensas futuras não são consideradas. Meu antigo pastor costumava observar, "À medida que as igrejas crescem em riquezas e sucesso, evitam cantar: Aqui não é meu lar, um viajante sou e tornam-se mais aptos a entoar Este é o mundo do meu Pai."
Que não nos atrevamos a descontar o valor da esperança, em recompensas futuras. Precisamos apenas ouvir a música composta por escravos americanos para reconhecer o consolo que dela advém. "Vem lentamente, vem, querida carruagem. Vem me buscar para me levar ao lar. Ninguém conhece os problemas que já enfrentei, ninguém os conhece, somente JESUS.."
Com o passar do tempo aprendi a respeitar e a desejar as recompensas futuras prometidas por Jesus. - PY
Sombrias tentações serão recompensadas com brilhantes coroas. 

sábado, 25 de setembro de 2010

CONTENTAMENTO

MATEUS 6:24
Ninguém pode servir a dois senhores.
Uma fotografia fascinante de uma senhora idoso sentada numa pilha de lixo me fez refletir. Ela sorria enquanto se alimentava com comida que havia apanhado na lata de lixo. Era preciso tão pouco para mulher se satisfazer.
Fala-se muito sobre as dificuldades económicas e o aumento do custo de vida. Muitos estão cada vez mais ansiosos quanto ao seu sustento. É possível atender ao ensino do nosso Senhor Jesus em Mt 6:25 não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir?
  Nosso Senhor não estava dizendo que não precisamos trabalhar; que não precisamos comer, ou que  não precisamos nos incomodar sobre como nos vestimos. Estava nos advertindo para que estas coisas não se tornassem tão importantes a ponto de tornarmos escravos do dinheiro, ao invés de nele confiarmos. Ele afirmou: " Ninguém pode servir a dois senhores."
Buscar primeiro "o seu reino e a sua justiça" Mt 6:33 - é reconhecer que não importa o quanto nos esforça,os para construir uma vida melhor para nós e nossas famílias, ao final é o senhor que cuida das nossas necessidades. e como Deus é nosso Pai Celestial, teremos o suficiente. - CPH
O dinheiro nos será útil se ao recebermos como provisão de Deus

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O PODER DA ORAÇÃO

JOÃO 14:13
 E tudo quando pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Em 2008 a equipe de filmagem do Dia da Descoberta viajou à China com uma missão especial recordar a vida do missionário ERIC LIDDELL  o medalhista de ouro das olimpíadas de 1924, cuja história foi contada no filme Carruagens de fogo.
A equipe levou consigo as três filhas de Eric: Patrícia, Heather, e Maureen permitindo que elas revisitassem alguns dos lugares onde as  duas irmãs mais velhas viveram na China. A tia idosa Louise também as acompanhava na viagem. Numa ocasião, depois que o grupo chegou à  Pequim, eles precisavam percorrer um bom trecho a pé com suas bagagens. No caminho, a tia Louise sentiu falta de ar. Um dos membros da equipe do filme sentou-se ao seu lado, colocou a mão no joelho dela e simplesmente orou: " Querido Jesus, ajuda a tia Louise a respirar." Imediatamente, ela começou a recuperar o fôlego.
 Mais tarde Hrether recontou a história e compartilhou que aquela oração reacendeu sua fé.
Aquele simples ato de fé a lembrou do vinculo continuo que temos com jesus uma verdade que ela havia ignorado em sua vida.
Às vezes precisamos de lembretes de que Deus está perto. Quando chegam as provações e Deus parece distante, lembre-se desta oração e de que estamos a apenas uma oração distanciando-nos da conexão com o Deus do universo(jo 14:13)
Deus se alegra com as orações sinceras do seu povo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LOUVOR ESPERANÇOSO

Salmo 103:2
Bendizê, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nem um só de seus benefícios.
 O que os nossos amigos que estão passando por lutas - ou nós - podemos fazer para encontrar esperança?
 Para onde nos voltaremos quando o amanhã não oferece alegres promessas?.
  Podemos louvar ou bendizer ao Senhor, como Davi em Salmo 103. Em meio aos problemas, reconhecer o papel de Deus em nossas vidas pode redireccionar nossos pensamentos além  das feridas da alma, e nos forçar a enfatizar a grandeza do nosso Deus. Davi conhecia os problemas. Ele enfrentou a ameaça dos inimigos, as consequências do próprio pecado e os desafios da angústia. Contudo, ele também reconheceu o poder do louvor que cura a alma.
Por isso, em Salmo 103 ele pode enumerar os motivos para voltarmos a nossa atenção para Deus, que nos concede muitos benefícios: Ele nos perdoa; cura, redime, e nos coroa com amor e compaixão, satisfaz nossos desejos e nos renova. Davi nos lembra que Deus é bondoso e amoroso e concede justiça e retidão.
Aprenda com Davi: louvar a grandeza de Deus traz esperança em nossos corações aflitos.
O louvor pode aliviar o seu mais pesado fardo.